• Portal Realeza

Manhuaçu abrirá mais comércios após progresso para a onda amarela




Livrarias, papelarias e lojas de roupas e calçados poderão abrir em Manhuaçu após o município avançar para a onda amarela, que constitui a segunda fase do programa Minas Consciente. Criado pelo Governo de Minas, o Minas Consciente propõe a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do Coronavírus. Outras 153 cidades, que fazem parte das macrorregiões de Saúde Centro e Leste do Sul, foram consideradas seguras para a reabertura destes comércios.

O avanço das duas macrorregiões foi definido em encontro do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne periodicamente para discutir o avanço da doença no estado. São verificados fatores econômicos, como a geração de empregos por setor, e de Saúde, como o número de leitos disponíveis e a capacidade de atendimento das unidades de saúde em cada regional. Além disso, os técnicos incluíram na avaliação a taxa de letalidade da doença no Estado, que é de 3,4% até o momento. No Brasil, o percentual é de 6,3%.

Manhuaçu estava na onda branca em que era permitido (além dos serviços essenciais) a reabertura de espaços como lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, autoescolas e floriculturas.


ONDA AMARELA A região Leste do Sul abrange desde Viçosa e Ponte Nova até a área de Manhuaçu e avançou para a onda amarela do programa Minas Consciente, permitindo, assim, a reabertura segura de novos segmentos de mercado. O avanço é possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.

A partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.

As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG