• Portal Realeza

IPVA MG 2020: Confira tabela de vencimento e formas de pagamentos

As guias de arrecadação do IPVA 2020 que atendam os requisitos do Programa Bom Pagador  já estão com desconto de 3%. Para pagamento à vista um desconto de mais 3% será adicionado.


O prazo para pagamento em cota única ou da primeira parcela é de 13 a 17 de janeiro, conforme final de placa e escala de vencimentos abaixo:


Para consultar o IPVA 2020, clique abaixo:

Consulta por Código RENAVAM


Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores:  Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou apresentando a guia de arrecadação.

Para emissão da guia de pagamento do IPVA utilize o link abaixo ou procure uma das unidades de atendimento da SEF/MG.


O contribuinte cujo RENAVAM não se encontre na base de dados dos bancos poderá utilizar a guia para pagamento do IPVA:

Guia de Arrecadação


Clique aqui para consulta de bom pagador

Esclarecimento sobre pagamento do IPVA com Cartão de Crédito

 

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) esclarece que a possibilidade de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) utilizando cartão de crédito é uma medida implementada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), respeitando a Portaria 647 do órgão, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 13 de abril de 2019, atendendo a Resolução Contran 736 (Conselho Nacional de Trânsito) , de 5 de julho de 2018.

O Detran credenciou, até o momento, duas empresas que poderão oferecer aos contribuintes a opção de pagar todos os débitos relativos a veículo automotor, atuais e vencidos, utilizando cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento de 2 a 12 vezes, cobrando juros de mercado, variando conforme o número de parcelas.

Portanto, não é o Estado de Minas Gerais que está parcelando as dívidas, mas as empresas credenciadas pelo Detran. Essas empresas credenciadas repassarão aos cofres públicos o valor integral e à vista dos débitos, ficando o contribuinte em dia com as obrigações relativas ao veículo e passando a ser devedor das empresas.

A SEF-MG esclarece também que nenhuma base de dados de contribuintes foi repassada às empresas credenciadas.

Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV)

Valor da taxa em 2020: R$ 105,78

Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores:  Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou retire o Documento de Arrecadação no link:

Emitir Documento de Arrecadação Estadual (DAE) da TRLAV


Fonte: Subsecretaria da Receita Estadual (SRE) e Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF)

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG