• Portal Realeza

Helicóptero dos Bombeiros transfere paciente do SUS para BH




MANHUAÇU (MG) - Uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerias esteve em Manhuaçu, na tarde deste domingo, 18/10, para realizar o transporte aéreo de uma paciente de 54 anos, vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral.


A mulher residente na região do distrito de São Sebastião do Sacramento, zona rural de Manhuaçu, deu entrada no Hospital Municipal de Manhuaçu (antiga UPA) e após atendimento, seu quadro se agravou, sendo necessário sua transferência para a capital mineira.


De acordo com o Capitão Júlio César, comandante da aeronave do (BOA), o trabalho aéreo do batalhão não se resume em apenas transporte aéreo de pacientes. “Essa é apenas uma de nossas atribuições, pois, trabalhamos também em combate aéreo de incêndio, resgate de vítimas em locais de difícil acesso, como por exemplo, as buscas no rompimento da barragem de Brumadinho, resgates de pessoas em locais altos como já realizamos aqui na região do Pico da Bandeira, transporte de equipe médica para atendimento de urgência dentre outros”, disse o oficial dos Bombeiros.


O acionamento do transporte aéreo se dá primeiramente após de levantamentos médicos e o contato e feito diretamente da equipe médica com o a coordenação do Batalhão de Operações Aéreas.

Juliano Estanislau, Diretor da Superintendência Regional de Saúde, acompanhou os trabalhos de transporte da paciente para Belo Horizonte. “Ficamos sabendo da necessidade de uma atendimento especializado para a paciente através de um contato com a Central Reguladora de Leito do SUS. Surgiu a vaga em um hospital da capital mineira e a paciente estava seria transferida numa UTI Móvel, mas teve complicações com o agravamento do seu quadro de saúde, sendo necessário o acionamento então de uma aeronave”, explicou o diretor.


O helicóptero do Corpo de Bombeiros decolou do gramado do Estádio JK, pouco antes das 17 horas, com previsão de uma hora de voo até o Hospital em Belo Horizonte.


Fonte: Portal Caparaó

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG