• Portal Realeza

Família Realezense pede ajuda para operar criança de 11 anos


Com apenas 11 anos de idade, a pequena Gabriela Martins Lopes tem dificuldade de se locomover e sente fortes dores. Ela foi diagnosticada com três tipos de doença que tornam a sua vida um verdadeiro desafio.


Segundo os profissionais que atenderam Gabriela ela tem espectro autista, escoliose e neurofibromatose. Sua Mãe, dona Helena Aparecida Lopes, tem lutado todos os dias em busca de tratamentos que amenizem o sofrimento da menina.


Mesmo sem condição financeira ela já levou a filha em alguns médicos de Belo Horizonte, que chegaram à conclusão que Gabriele precisa passar por uma cirurgia urgente, porque a coluna da menina tem se desnivelado a uma velocidade surpreendente e isso tem trazido várias complicações. “Ela faz acompanhamento na APAE há algum tempo, mas tem um ano que percebi que ela estava com esse problema na coluna.


Sempre ouvi que seria um problema de postura, mas chegou um momento em que o ombro dela começou a abaixar e foi aí que pedi um encaminhamento para um exame de ressonância e foi constatado o problema”, explicou.


A partir dessa constatação do desvio na coluna, foi realizada uma consulta com um ortopedista, que confirmou a escoliose idiopática juvenil. “Levei minha filha para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte, depois para o Sarah Kubitschek, onde ouvi que a situação da minha filha é grave e necessita de cirurgia com urgência”, disse dona Helena.


Dona Helena e Gabriele residem no distrito de Realeza e contam com o apoio de familiares na busca por uma solução que possa resolver a situação. Tanto que nossa reportagem foi procurada por Raquel, irmã de Helena. Elas reclamam que o SUS aqui em Manhuaçu foi procurado, mas não adotou nenhuma medida rápida para solucionar o problema.


“Estamos sempre em contato, mas nos informam que estão aguardando a liberação do estado para encaminhar minha filha para a cirurgia. O problema é que a cada dia a situação dela piora e isso é desesperador para uma mãe. Até a respiração da Gabriela está ofegante e ela está sentindo muitas dores. Tenho medo que esse desvio da coluna afete os órgãos dela e eu perca minha filha. Não tenho condições de pagar a cirurgia e dependo muito da saúde pública para resolver essa situação”, reclamou a mãe.


Nossa reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu para entender o motivo da demora em marcar a cirurgia de Gabriela. Fossos atendidos pelo Secretário interino Galileu de Oliveira Muniz, que nos enviou uma nota. Veja o conteúdo na íntegra abaixo:


Nota de esclarecimento/informações


Manhuaçu, 30 de Dezembro de 2019.


Sobre o atendimento/necessidade de paciente,

Em atenção a solicitação da imprensa local, cabe informar que a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu/MG cadastrou a paciente em questão junto a Central de Regulação de Belo Horizonte no dia 13 de Dezembro de 2019, e desde então aguarda-se o contato da Central de Regulação para agendamento de consulta pré-operatória.

Desde o cadastramento da paciente junto a Central de Regulação de Belo Horizonte/MG, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu/MG tem realizado inúmeros contatos para que a paciente seja “chamada” para realização da consulta pré-operatória e demais procedimentos necessários para o tratamento.


A paciente é diagnosticada com escoliose idiopática juvenil, na qual necessita de tratamento cirúrgico para correção, tratando-se de uma cirurgia de alta complexidade.

Vale ressaltar que todos os trâmites foram seguidos adequadamente pelo setor responsável da Secretaria Municipal de Saúde, para que a paciente tenha acesso ao tratamento que será realizado em Belo Horizonte, uma vez que o município de Manhuaçu possui pacto e repassa recursos a este município para procedimentos de alta complexidade hospitalar.

Atenciosamente,


Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu.


Fonte: Klayrton de Souza - Tribuna do Leste

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG