• Portal Realeza

Alô, Minas! Santo Amaro de Minas e outros distritos da região terão telefonia celular

MANHUAÇU (MG) - O Deputado Estadual João Magalhães confirmou que vários distritos da região serão contemplados com a telefonia celular no Programa Alô, Minas!. O resultado do chamamento público foi divulgado na sexta-feira, 01/05, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).


Diversos municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel se inscreveram no Alô, Minas!. Criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o programa vai ampliar a cobertura no estado, promovendo a inclusão tecnológica e a integração regional.


O edital de chamamento público foi apresentado, os municípios se inscreveram e agora foi divulgado o resultado.  


LOCALIDADES

Foram selecionadas as seguintes localidades para serem atendidas com torres de telefonia celular no programa: Povoado Aparecida (Abre Campo); Estouros e São Domingos (Araponga), Capim Roxo (Caparaó); Povoado de São Gonçalo e Comunidade do Taboão (Espera Feliz); Santo Amaro de Minas (Manhuaçu); Córrego do Café, Povoado Matipó Grande e Córrego Monte Verde (Pedra Bonita), Pontões (São João do Manhuaçu).


RESPONSABILIDADES

Os municípios terão algumas responsabilidades. Eles deverão prover e disponibilizar terreno para a operadora que prestará o Serviço Móvel Pessoal (SMP) -  vencedora do chamamento público -, para construção e instalação da torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com os aspectos técnicos para a cobertura do sinal.

As prefeituras precisarão construir e manter acesso para deslocamento até a torre. E devem empenhar esforços para a tramitação ágil e de aprovação, junto aos órgãos competentes, dos trâmites necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.


Ao Governo caberá, posteriormente, realizar a seleção pública com as operadoras prestadoras de SMP para implementar o serviço nos novos distritos e localidades selecionados, além de intermediar e acompanhar a relação entre o município e a empresa selecionada.


Com informações da Assessoria de Imprensa

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG