• Portal Realeza

Comarca de Manhuaçu faz casamento comunitário


No dia último dia 8 foi realizada a cerimônia comunitária para regularização da união de 62 casais da comarca de Manhuaçu. A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania local (Cejusc), o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coama) e o Cartório de Registro Civil da cidade.

Mobilização permitiu ampliar acesso da população à justiça e atendimento de dezenas de famílias.

A celebração aconteceu no ginásio poliesportivo Oswaldo Sad, sob o som da banda de música do 11º Batalhão da Polícia Militar.

O juiz coordenador do Cejusc, Vinícius Dias Paes Ristori, ressaltou a importância da sensibilidade na prestação de um serviço de qualidade para a comunidade. “É a primeira vez que o Cejusc da comarca realiza esse tipo de ação”, acrescenta.

Além dos familiares e representantes da comunidade, acompanharam a cerimônia a presidente do Coama, Marinez Bragança; o oficial do Cartório de Registro Civil, Cassiano Moraes; o vice-prefeito, Renato Cezar; o juiz federal Flávio Bitencourt; o delegado regional Carlos Roberto; a representante da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (Fadileste), professora Marina Carneiro; o pastor da Igreja Batista, Márcio Melo, e o padre Sebastião Santana, da Paróquia Bom Pastor.

Interesse dos casais surpreendeu o Judiciário, que deve incorporar essa ação de cidadania daqui para frente

Para o juiz, o fato de os casais estarem unidos na forma da lei gera estabilidade e paz social. “A ideia inicial do projeto não era tão ambiciosa, fomos surpreendidos com a grande quantidade de pessoas que se inscreveram para participar do casamento”, comemora.

O coordenador do Cejusc da comarca, Reinaldo Laviola, destaca que a legalização da união tem grande impacto para questões de direito de família e de sucessões. “Por meio do Cejusc, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reconhece as necessidades e anseios da sociedade, proporcionando um serviço gratuito e de qualidade”, conclui.

O Cejusc da comarca, instalado em agosto de 2017, funciona na Avenida Centenário, 280, no bairro Bom Pastor.


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Obrigado por enviar!