- Portal Realeza
Micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais usarão certificação digital para emissão

A partir de julho de 2018, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIS) terão, obrigatoriamente, que usar uma certificação digital para realizar atividades como emissão de nota fiscal eletrônica e cadastros e consultas no e-Social, entre outras.
A certificação digital veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet. E este recurso não é privilégio de grandes corporações, mas também de pessoas físicas.
Com um certificado digital é possível assinar contratos e documentos digitalmente e sem necessidade de reconhecimento de firma; efetuar declarações; cadastros e consultas das obrigações com o governo, como imposto de renda de pessoa física e de pessoa jurídica e e-Social. Tudo isso resolvido pela internet, sem deslocamento, com economia de tempo e dinheiro.
Para solicitar a certificação digital pessoal ou para empresa, é só acessar o site dos Correios. Bastar agendar o atendimento em uma das agências credenciadas e comparecer com a documentação necessária.
Como fazer a certificação digital nos Correios
1ª etapa (on-line):
O cliente deve acessar o portal dos Correios e solicitar o certificado digital, conforme a necessidade.
2ª etapa (agência Correios):
– Verificar e escolher a agência credenciada para atendimento;
– Ligar, agendar e comparecer na agência escolhida com os documentos necessários, conforme o tipo de certificado digital.