• Portal Realeza

Transporte para o Tratamento Fora de Domicílio é referência


Diariamente o município de Manhuaçu realiza o transporte de pacientes, para o Tratamento Fora de Domicílio. O setor fica movimentado com pessoas advindas de vinte e dois municípios, que buscam a esperança para a realização do tratamento com diversas complexidades.

Desde que foi criado pela Portaria No 55, de 24 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o Tratamento Fora de Domicílio, com inclusão de procedimentos do sistema de informações ambulatoriais do SUS, os municípios se tornaram responsáveis, considerando a importância da operacionalização de redes assistenciais de complexidade diferenciada.

Atualmente, o Setor atende pacientes que vão para todos os lados com garantia do atendimento através do Sistema Único de Saúde. O Tratamento Fora de Domicílio só é autorizado quando há garantia de atendimento no município de referência. Os municípios encaminham os pacientes para o atendimento de complexidade para Manhuaçu, onde é feito o agendamento em Belo Horizonte e Muriaé.De posse dos laudos é feito o encaminhamento para as localidades.

Outro detalhe seguido à risca pela equipe que trabalha no Setor do TFD é observar alguns detalhes, visto que, as consultas e cirurgias de alta complexidade são realizadas em Belo Horizonte, que oferece as especialidades não oferecidas em Manhuaçu pelo SUS.

A coordenadora do Setor de Tratamento Fora de Domicílio, Adenilza Maria da Silva explica que todos os dias, a rotina começa e termina acelerada, para que todos os encaminhamentos sejam devidamente realizados. Para isso, exige dedicação dos funcionários do setor, já que muita gente fica aglomerada no local para o atendimento. Para que tudo ocorra sem prejudicar as pessoas, a equipe coordenada por Adenilza Maria está sempre com muita dedicação e entusiasmo no que faz.

TRANSPORTE SEGURO E CONFORTÁVEL

Em média, pelo menos setenta pacientes são levados para Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Juiz de Fora, Ipatinga, Viçosa e Carangola.

Para transportar os pacientes, o Setor de Transporte da Secretaria de Saúde disponibiliza um micro-ônibus com capacidade para 19 passageiros e, mais seis veículos que todos os dias saem de Manhuaçu, com pacientes para consultas e cirurgias de média e alta complexidade, além de cirurgias eletivas que são realizadas nas cidades de Santa Margarida, Abre Campo e Tarumirim.

O coordenador de transporte, Renato Miranda explica que todos os carros que conduzem os pacientes atualmente, pertencem à frota da Secretaria Municipal de Saúde.“Os veículos são higienizados para proporcionar mais comodidade aos pacientes. São veículos que oferecem segurança e conforto.Todos os dias saem daqui sete carros,pois, visamos uma viagem tranquila, onde os pacientes precisam se sentir confortáveis”, relata Renato Miranda.

Ass.Com.SMS.

#PrefeituraMunicipaldeManhuaçu #SecretariadeSaúde

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG