• Portal Realeza

Programas de fidelidade receberam o dobro de reclamações em 2017


Dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ) mostram que as demandas do consumidor em relação a programas de fidelidade, como programas de milhagem e outras pontuações, quase dobraram em 2017. Foram 6.621 reclamações apresentadas à plataforma eletrônica Consumidor.gov.br em 2017, contra 3.428 em 2016, crescimento de 93,14%.

Informações disponíveis na plataforma indicam que o principal problema sobre o tema é “oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda e publicidade enganosos”. Já o segundo item mais reclamado pelo consumidor em relação ao assunto é a “não entrega, demora na entrega do produto” ou benefício.

As principais dicas para quem busca participar de um programa de fidelidade são: ler atentamente as regras previstas no contrato; exigir que os benefícios estejam previstos por escrito no contrato; guardar as informações recebidas do patrocinador, como e-mails, folhetos ou correspondências do programa e estar atento às alterações das regras. Caso não consiga resolver o problema com a empresa, procure um órgão de defesa do consumidor ou registre uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.


Fonte: Ministério da Justiça

#governofederal #Consumidor

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG