• Portal Realeza

Secretaria de Saúde promove palestra sobre o câncer de próstata


A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, por meio da Atenção Primária à Saúde, realizou palestra sobre o câncer de próstata, direcionada aos homens que integram o quadro de funcionários. O objetivo foi para despertar os homens sobre o câncer de próstata, que tem provocado mortes, e ocasionado preocupação por parte dos órgãos de saúde, que ainda é encarado como "tabu" por parte da sociedade machista.


Materiais de campanha foram lançados pelo Ministério da Saúde, abordando aspectos gerais do câncer de próstata, bem como as possibilidades e limites para detecção precoce, fatores que podem aumentar o risco da doença, além de sinais e sintomas do tumor.

Para maior compreensão, a coordenação de Atenção Primária à Saúde convidou os médicos, Sérgio Alvim, Robson da Silveira e o Bioquímico Flávio Reis, para abordarem o tema.

O palestrante, Dr.Sérgio Alvim destacou a importância da prevenção, através dos dois exames considerados simples. O toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), para diagnosticar e tratar a doença. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem.

Segundo o médico, boa parte dos homens não vão a uma consulta por medo. Após os 70 anos, uma grande porcentagem desenvolve o câncer de próstata. É recomendado pela Sociedade Brasileira Urologia, que homens a partir de 50 anos, que tenha diagnóstico familiar, deve, a partir de 45 anos realizar o exame.



O hábito alimentar também é importante, para que a pessoa possa levar uma vida saudável, evitar o consumo de bebida, cigarro, reduzir o consumo de carne vermelha, e aumentar o consumo de frutas e água.

A palestra serviu ainda, para conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas.Dr.Robson da Silveira explicou sobre a necessidade de atenção, até mesmo para que os homens venham a mudar hábitos alimentares, e tenham preocupação com a saúde.

O bioquímico Flávio Reis, também ressaltou a importância de uma política nacional de atenção à saúde do homem, a fim de facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, contribuindo, assim, para a redução das causas de morbidade.

Ass.Com.SMS

#SecretariadeSaúde #PrefeituraMunicipaldeManhuaçu

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG