• Portal Realeza

Se bobear nem nós sabemos - Curiosidades interessantes sobre MG


Se bobear nem nós sabemos: Curiosidades interessantes sobre Minas Gerais


Minas Gerais é um dos maiores estados do Brasil (4° pra ser mais exato) e o segundo mais populoso. Portanto, achamos natural que muitas pessoas não saibam algumas curiosidades. Mesmo que sejam mineiros.

Curiosidade 1: A primeira cidade do estado foi Mariana. Ela também foi a primeira capital de MG e volta a ser uma vez por ano.

Curiosidade 2: A teoria mais aceita pelos historiadores diz que essa era uma expressão usada durante a Inconfidência Mineira para que seus membros se identificassem e não fossem achados pela polícia portuguesa. Significa União, Amor e Independência.

Curiosidade 3: O inventor do avião (Santos Dumont) é de Minas Gerais, em uma cidade que hoje leva seu nome. Na internet ainda há a brincadeira dizendo que ele só podia ser mineiro já que o avião pousa através de um trem de pouso.

Curiosidade 4: Das cinco cidades mais altas do Brasil, quatro estão em Minas Gerais. O ordem é: 1. Campos do Jordão (SP) – 1.620m / 2. Monte Verde (MG) – 1.554m / 3. Senador Amaral (MG) – 1.505m / 4. Bom Repouso (MG) – 1.360m / 5. Gonçalves (MG) – 1.350m

Curiosidade 5: Você pode até nunca ter ouvido falar no nome deste mineiro de BH, mas hoje só sabe quem está ligando pro seu celular por causa da invenção adaptada dele, a BINA. Apesar disso, até hoje ele ainda tenta conseguir os direitos autorais na justiça.

Curiosidade 6: Antes de ser Minas Gerais, o estado já foi Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

Curiosidade 7: Assim como “Uai”, “Sô” e “Trem”, Minas Gerais tem um punhado de expressões tão típicas que são conhecidas como se fossem um dialeto, uma vez que quem não é mineiro tem dificuldades em entender as expressões.

Curiosidade 8: O povo mineiro tem a fama de ser o povo mais desconfiado do Brasil. “Dorme no chão pra não cair da cama” e “O seguro morreu de velho” são expressões que representam bem o povo.

Curiosidade 9: Essa maravilha da gastronomia (coxinha com catupiry) foi inventada em território mineiro, mais especificamente na capital. Thereza Martins é a mulher que afirma ter inventado a gostosura na Av Afonso Pena, em Belo Horizonte.


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG