• Portal Realeza

O jeito mineiro de Ser. Você concordar?


O jeito mineiro de ser


O sotaque característico e o jeitinho desconfiado são traços da personalidade dos mineiros. Minas Gerais também é terra de povo hospitaleiro e atencioso sempre disposto para um bom papo.

Se você chegar cabisbaixo pelas bandas de cá, logo aparece uma companhia com um ‘cafezim quentim’ para levantar o astral com dois dedos de prosa.

Essa terra de gente amiga e comida boa é apaixonante! E para você conhecer um pouquinho mais da nossa gente, separamos algumas curiosidades sobre os mineiros.

1 – Desconfiança

O povo de Minas é tão desconfiado que é capaz de assustar com a própria sombra. O jeito do mineiro atravessa o país de norte a sul, e por ser tão cismado é comum ainda hoje as pessoas guardarem dinheiro embaixo do colchão.

2 – Mineirês

O ling­­uajar do mineiro é bem particular e é incrível a capacidade de criar termos próprios e identificar um conterrâneo a qualquer distância. É só comer um ‘cadim’ das últimas sílabas, chamar o outro de “ocê” e soltar um ‘uai’ ou um ‘trem’ no meio da frase para detectar o alto nível da mineirice. Com tanta expressão típica, o mineiro é facilmente reconhecido quando começa a contar alguns ‘causos’.

‘3 – Ali

O ‘ali’ de mineiro também é um clássico. Pode ficar sabendo, todo lugar que um mineiro indicar, sempre vai ser ‘logo ali’, não importa se o destino está localizado duas ruas à frente ou a dez quarteirões, o conceito de distância do mineiro é bem relativo quando comparado com o resto do país.

4 – Fartura

Ao pisar em terras mineiras prepare-se para comer bem e comer muito! Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.

5 – Parentesco

É normal também que no meio da prosa o mineiro vasculhe toda sua árvore genealógica e é bem capaz de encontrar um antecedente em comum e descobrir que possuem laços sanguíneos.

6 – Come quieto

Mineiros têm a fama de ser ‘come quieto’, prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.

Como definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade “ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente”.


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG