• Portal Realeza

Prefeitura de Caratinga inaugura UPA 24horas e ununcia volta do funcionamento do Hospital


Caratinga (MG) - Foi inaugurada nesta sexta-feira (15), pela Prefeitura de Caratinga, a Unidade de Pronto Atendimento 24horas do Município. A conclusão da obra é resultado de um grande esforço, envolvendo todas as secretarias municipais de Caratinga, que nas últimas semanas realizaram mutirões para que a UPA pudesse ser finalizada.


Participaram da solenidade de inauguração autoridades políticas de toda a região, além de empresários, membros do poder judiciário e moradores dos bairros e distritos de Caratinga, que foram conferir de perto como ficou a estrutura montada pela Prefeitura para atender toda a população. O Pronto Atendimento Municipal recebeu o nome do ex-prefeito Eduardo Daladier Pereira. Dr. Eduardo como era carinhosamente chamado morreu em 2000, vítima de um acidente de carro. Familiares do homenageado participaram da inauguração, agradecendo o prefeito Welington Moreira por prestar tamanha honraria através de uma magnífica obra. A benção das instalações da unidade de atendimento foi feita pelo Pastor Renato Marques dos Santos e pelo Padre Moacir Ramos. Ambos destacaram que a UPA é um marco na história de Caratinga, destacando que a obra concede à população a esperança de dias melhores. A escritora Marilene Godinho leu uma mensagem parabenizando a Prefeitura de Caratinga pela conclusão da obra, ressaltando que em apenas nove meses de gestão, o prefeito Welington Moreira consegue dar um importante avanço na saúde do Município.

Em seu discurso, Dr. Welington agradeceu o apoio recebido de todos para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento 24horas e que o objetivo é sempre fazer o melhor pela comunidade caratinguense. Ele explicou por que escolheu o nome de Dr. Eduardo Daladier Pereira para a UPA. “nós tivemos a certeza de que não teríamos outro nome para representar a nossa saúde de forma tão significante. Foi prefeito querido, médico adorado. Eu tenho certeza absoluta, que é da comum aceitação de toda a nossa comunidade que não tinha melhor, para nós ofertarmos prá nossa Unidade de Pronto Atendimento”. Após o pronunciamento, prefeito e familiares do Dr. Eduardo realizaram o descerramento do laço e da placa de inauguração da Unidade de saúde.

A UPA 24 horas de Caratinga é de Porte II, tendo capacidade de atendimento de urgência e emergência de aproximadamente 250 pacientes por dia, para uma população de 100 mil a 200 mil habitantes. A Unidade de saúde será equipada com Raio-X, aparelho de Ultrassom e nos próximos dias fará tomografias. A UPA conta com salas de ambulatório, observação, ala infantil. A Unidade de Pronto Atendimento ainda conta com refeitório, vestuário e salas de repouso para os profissionais de atendimento. O serviço médico será prestado aos moradores dos 13 municípios da Microrregião de Caratinga, sob a coordenação da AMINAS (Associação Mineira de Assistência à Saúde), que apresentou a melhor proposta de gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde. Para tanto, receberá parcelas mensais de R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais). 70 funcionários, entre pessoal de limpeza, administrativo e corpo clínico, foram contratados para atender a população 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

A Unidade de Pronto Atendimento 24horas fica na Rua Lamartine, nº 2, no bairro Esplanada, nas proximidades da Praça da Estação.

HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA

O Prefeito de Caratinga ainda falou sobre a reabertura do Hospital, programada para a próxima segunda-feira. “Foram dias tensos. Nós tivemos discussões, logicamente no bom sentido, para a procura da solução do problema. E nós chegamos a um consenso, que a instituição, ela está acima de interesses particulares de qualquer um de nós, e isso é que prevaleceu. Semana que vem agora nós estaremos novamente com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora voltando a funcionar para fazer os atendimentos”. Durante entrevista de imprensa, o Secretário de Saúde de Caratinga informou que o Governo do Estado depositou uma verba de R$ 1.350.000,00 nos cofres do Município e que esse recurso será depositado ainda nesta sexta-feira em uma conta do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municial de Caratinga


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG