• Portal Realeza

Audiência Pública define cursos de ciências agracias como prioridade aos novos cursos de graduação e


Distrito de Realeza (MG) - Na noite desta quinta-feira, 14 de setembro, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus Manhuaçu, ouviu a comunidade de Manhuaçu e região a respeito dos cursos que poderão vir a ser oferecidos à comunidade. Compareceram à segunda audiência pública do Campus Manhuaçu os servidores do campus, alunos e professores da Escola Estadual Eloy Werner, bem como o diretor Julio Caetano Dias. Além do segmento escolar, outros também foram representados, tais como Rômulo Matozinho (EMATER); Isaura (Sindicato Rural de Manhuaçu); Mônica Ribeiro, Marcos Souza e Leonardo Caldas (Produtores); Danilo Almeida (Câmara Municipal); João Paulo (ISP Network); Geraldo Neto e Jânio Sérvio (Prefeitura Municipal de Manhuaçu); Vanderlei Elias (Correios); Alcilane Abreu (TJMG); Auriston Lopes (Gulozitos); Carlos Ribeiro (Sangemix Concreto); Marcelino Dornelas (Fazenda Heringer); Henrique Maia (Portal Realeza) e cidadãos da região. Ao total estavam presentes 152 pessoas.


O Diretor-Geral José Geraldo Soares iniciou a audiência pública falando sobre a importância do evento à comunidade, reforçando o apoio de todos, inclusive das entidades e organizações de Manhuaçu e região. Logo após, o professor Filipe Fernandes conduziu o restante da audiência pública explicando o objeto, métodos e resultados esperados do trabalho desempenhado pelos membros da comissão responsável pelo estudo de viabilidade de ofertas de cursos para a região.



Os professores de cada área, Simone Guedes (Administração), Gabriel Oliveira (Ciências Agrárias) e Cleiton Monteiro (Ciência da Computação) apresentaram cursos de graduação e de pós-graduação de suas respectivas áreas. Além destes, outros cursos dentro das três áreas também foram propostos pela comunidade presente. Em seguida, a comunidade pôde votar nos cursos que possuem maior potencial de contribuição para a região, nas áreas de Administração, Ciências Agrárias e Ciência da Computação.

Por fim, o professor Filipe Fernandes mostrou a análise dos dados da consulta pública realizada por meio de formulários distribuídos para a comunidade. De modo geral, o resultado mais significativo foi que, grande parte dos respondentes possuem graduação completa, com idade entre 25 a 35 anos e preferem cursos de graduação e de pós-graduação na área de Ciências Agrárias.

Fonte: IF Sudeste Campus Manhuaçu

#IFSudeste #CampusManhuaçu #Realeza #Graduação #PósGraduação #Agronomia #PortaRealeza

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG