• Portal Realeza

INDEPENDÊNCIA OU MORTE: Um novo 7 de setembro deveria acontecer?


''QUEBRAMOS AS CORRENTES QUE TANTO NOS PRENDEU E MACHUCOU. COM A INDEPENDÊNCIA, DO 7 DE SETEMBRO, LIVRE O BRASIL FICOU''. (Carlos R. P.)


Nunca cansamos de relembrar, e ler novamente sobre esse assunto: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Independência?

Antes mesmo de abordar algum assunto, vamos entender novamente:

Independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e o Reino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir novamente o Brasil ao seu antigo estatuto colonial. ( Fonte Wikipédia)

Em 7 de setembro, quando retornava da cidade de Santos, D. Pedro encontrou representantes do governo que chegavam do Rio de Janeiro e declamou a independência às margens daquele riacho do Ipiranga. Quando leu as notícias chegadas do Rio de Janeiro e recebeu novidades da esposa e do próprio José Bonifácio, D. Pedro não teve dúvidas. As comitivas que o acompanhavam presenciaram o fato.

De forma simbólica o Grito do Ipiranga começou a oficializar o processo de independência que já havia se iniciado desde 1808 quando Brasil passou a ser a sede do Estado de Portugal.

Atualmente, em um belo feriado nacional do dia 7 de Setembro, é comemorado essa data marcante da história do Brasil. Principalmente escolas, fazem belos desfiles.

Hoje em dia, se formos olhar do ponto de vista politico, seria necessário um "novo Grito do Ipiranga"?, "Um novo 7 de Setembro?".

#GritodoIpiranga #Independênciadobrasil #História #Política

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Deixe o e-mail e receba as atualizações:

Todos os Direitos Reservados - Portal Realeza - 2017 - 2019

CPF: 116.672.106-02 

Rua Monte Verde, 01 - Distrito de Realeza - MG